Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Dicas » O que fazer com o lixo doméstico

O que fazer com o lixo doméstico

Tweet Comentar

O Brasil atualmente produz cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a ultima pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias. De todo esse total de resíduos descartados em residências e industrias apenas 4300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde ao ambiente.

É muito importante a coleta seletiva para que todos os materiais que são descartáveis tenham o seu devido fim, como o papel, o plástico, vidros e metais. Caso em seu bairro não haja coleta seletiva, você deve procurar as cooperativas de catadores e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Os materiais recicláveis se jogados a céu aberto demoram anos e anos para se decomporem como por vidro que é indeterminado, o pneu que leva em torno de 600 anos, fraldas descartáveis em torno de 450 anos, plástico em torno de 100 anos e por ai vai. Um bom exemplo de economia são as lâmpadas fluorescentes que são ótimas para a economia de energia mas que também devem ter o seu devido fim quando inutilizadas, pois em sua composição esta o mercúrio, que é absorvido pelo pulmão em caso de quebra do produto causando intoxicações.

Algumas atitudes simples podem fazer a diferença no volume do lixo produzido, além de preservar o ambiente, mudar certos padrões de consumo e também trazer benefícios para o seu bolso. Os eletrodomésticos e eletrônicos quando inutilizados ainda podem servir para instituições de ensino, ONGs e bazares beneficentes. Já o lixo orgânico pode servir como adubo para ser usados em plantas em sua própria casa. Em relação ao papel, opte por papel reciclado, pois se formos analisar cada brasileiro gasta em média duas arvores com o papel que utiliza anualmente. Ao comprar produtos perecíveis, dê preferência às embalagens maiores ou a granel, assim como as linhas que contam com refil. Nos desodorantes prefira aquelas que não contem o CFC que é o clorofluorcarbono que é um gás que destrói a camada de ozônio. Assim você contribui com o seu bolso e com o meio ambiente.

GD Star Rating
a WordPress rating system
Tweet
Tweet Comentar
O que fazer com o lixo doméstico

Palavras relacionadas

doméstico,

Artigos relacionados

Mais informações por email

Deixe seu comentário sobre O que fazer com o lixo doméstico

Seu comentário será avaliado