Adicionar Guia Gratis Brasil ao Google

Guia Gratis Brasil » Tratamento » Saiba como identificar e tratar a anemia

Saiba como identificar e tratar a anemia

Tweet Comentar

A anemia é uma das doenças que atingem cerca de 30% da população mundial, suas causas podem ter fator genético ou falta de ferro no organismo. A doença, caracterizada pela falta de ferro no organismo, atinge principalmente crianças, mulheres e idosos. No mundo das mulheres, o problema é cada vez pior, onde 2/3 das mulheres em algum momento da vida podem apresentar anemia. Isso se deve a perda excessiva de sangue pela menstruação, carência de nutrientes ou por causas genéticas.

É nessas horas que informação e bons hábitos alimentares são fundamentais para evitar a doença caracterizada pela diminuição das células sanguíneas vermelhas ou do nível de hemoglobina. A diminuição dessas células reduz o transporte de oxigênio para os tecidos, sendo necessário que a hemoglobina esteja presente em níveis adequados para garantir a oxigenação apropriada de todos os tecidos do organismo. E quando essa oxigenação não ocorre corretamente, temos a anemia, o individuo pode apresentar a sensação de fraqueza, mal-estar e palidez cutânea. Em casos mais graves, podem ocorrer falta de ar e insuficiência cardíaca. Para diagnosticar a doença basta um simples hemograma.

Quando identificada a anemia, sua causa também deve ser investigada para que o tratamento apropriado seja instituído assim que possível. As vezes a primeira manifestação de uma grave doença pode ser uma anemia. O tratamento depende da causa e da gravidade, mas comer alimentos ricos em ferro pode ajudar no tratamento e a prevenir a doença. Beterraba, fígado, grão de bico, ervilha, rapadura, lentilha, cereais integrais, como nozes, castanhas e hortaliças podem complementar o cardápio para o paciente anêmico. Mas também não se deve esquecer de procurar um médico desde a primeira suspeita.

Pois como toda doença , se não for tratada a tempo, a anemia pode piorar substancialmente a qualidade de vida, diminuir o rendimento no trabalho e nas atividades físicas e em casos mais graves, comprometer as funções cardíacas, renal e cerebral. E por mais que a doença possa ser simples, não se pode menospreza-la. É importante a realização de hemogramas pelo menos uma vez por ano.

GD Star Rating
loading...
Saiba como identificar e tratar a anemia, 1.7 out of 5 based on 3 ratings
Tweet
Tweet Comentar
Saiba como identificar e tratar a anemia

Palavras relacionadas

anemia, , identificar, ,

Artigos relacionados

Mais informações por email

janete

oi tenho muito sono pode ser anemia ? e fico muito franca e cansada meus cabelos e unhas estão quebrando .não sei o que fazer .


Luana

Oi
Estava lendo sobre o vicio de comer gelo, pois eu tenho, e descobri que pode ser sinal de anemia e eu fiz a cirurgia de redução de estomago, será q estou com anemia???


MONICA

OLÁ HJ FUI DOAR O MEU SANGUE PRA MINHA SUPRESA NÃO DEU O MOTIVO ANEMIA FIQUE MUITO CHATIADA…mAS AGORA SE RESTA CORRER ATRAZ E VER O Q ESTÁ CAUSANDO…o Q MIM DEIXOU MAS INSEGURA E PQ A MINHA MESTRUAÇÃO SE FOI HA Q 3ANOS,SERA Q TEM ALGUMA COISA A VER? AGRADECIDA..


Deixe seu comentário sobre Saiba como identificar e tratar a anemia

Seu comentário será avaliado